quinta-feira, 5 de junho de 2014

Auto mutilação: não caia nessa


Muitas vezes não conseguimos dizer o que sentimos para quem gostaríamos. Engolimos a raiva, a mágoa, e , com isso, acumulamos dentro de nós uma angústia que se torna cada vez mais insuportável.

Muitos jovens e adolescentes e, não raro, adultos, podem, num desses momentos de angústia, se auto mutilarem, isto é, machucarem a si mesmos a fim de "desabafar" a raiva e a angústia que sentem. Alguns sentem alívio, por incrível que pareça. Outros, mesmo sem perceber, conseguem chamar a atenção para si quando se machucam. É como se dissessem : "olhe como eu estou  me sentindo", mostrando as feridas externas.



Não caia nessa. Cuidado. Muitas pessoas que fazem isso tem um comportamento autodestrutivo e também podem tentar algo mais drástico como o suicídio.

O que fazer então?

Existem outras formas mais saudáveis e eficazes de exteriorizar e lidar com a raiva e a angústia. Uma boa psicoterapia pode ajudar muito nesses casos.

Machucar a si mesmo não vai resolver nada. Ao invés de ajudar, vai piorar ainda mais a situação e virar um círculo de comportamento inadequado vicioso.

Pense nisso.



Nenhum comentário:

Postar um comentário